SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.
Turismo Ornitológico na Ilha do Corvo com Centro de Interpretação Virtual!
A SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é uma ONG portuguesa de ambiente sem fins lucrativos, que tem trabalha para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento sustentável e económica que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras. Fundada em 1993, correspondeu ao desejo manifestado por profissionais e amadores da área da Ornitologia e Conservação da Avifauna, sendo reconhecida em 2012 como entidade de utilidade pública.
Turismo Ornitológico
Desde sempre que a SPEA tem promovido o Birdwatching no nosso país, com o objectivo de sensibilizar o público em geral para o elevado valor ornitológico que o rodeia. A observação de aves é uma actividade com um forte potencial turístico, estimando-se em muitos milhões o número de pessoas que a praticam com regularidade em todo mundo, viajando em busca das espécies novas, raras ou de difícil observação.
Ilha do Corvo com Centro de Interpretação Virtual
O Projecto LIFE Ilhas Santuário para as Aves é um projecto pioneiro e original, a nível mundial, para testar métodos de erradicação de predadores e plantas invasoras e repor as populações de aves marinhas do Atlântico. Assim, foi lançado Corvo Virtual, um Centro de Interpretação Virtual em www.corvovirtual.pt, onde pode conhecer as paisagens da ilha e as suas actividades culturais e sociais. A Ilha do Corvo é a mais pequena e isolada dos Açores, sendo a menos conhecida e visitada por turistas.
A ilha na qual a calma impera, o stress não existe e o som dos cagarros inunda as noites de março a setembro, é um santuário para as aves marinhas que aqui nidificam, desde, paínhos, frulhos, estapagados e garajaus e para as raridades que aqui vêm parar em consequência de tempestades. Estas, trazem os birdwatchers que percorrem a ilha a pente fino, para terem a oportunidade de vislumbrar algo novo e apenas possível de ver na Europa nas ilhas dos Açores.
Desde 2009, que a SPEA, a entidade que coordena o Projecto LIFE em parceria com a Royal Society for the Protection of Birds, a Câmara Municipal do Corvo e a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, têm vindo a melhorar a divulgação da ilha, que tem muito para oferecer aos visitantes, em especial, aos amantes da natureza.
Campanha de Crowdfunding apoia conservação do Priolo
Os donativos podem ser feitos em www.indiegogo.com/PreserveAzoresBullfinch
Video Crowdfunding Priolo from SPEA on Vimeo.
A SPEA é representante da Birdlife em Portugal, desenvolve projectos na Natureza como o LIFE Laurissilva e o LIFE Corvo e Vila Franca, estudando as aves e os habitats. Assim, se encontrou:
• Uma ave selvagem em situação de perigo ou ilegal, contacte www.spea.pt/pt/links/s-o-s/
• Uma ave ferida ou juvenil caído, saiba mais em spea.pt/pt/como-ajudar/conselhos-verdes/aves-feridas/
Mais um exemplo, de como uma organização sem fins lucrativos,
que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats, promove
um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das Gerações Futuras, e do Turismo Ambiental.
SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
TWITTER: twitter.com/spea_birdlife
FACEBOOK: www.facebook.com/spea.Birdlife