IADE.
A Universidade da Inspiração
e da Criatividade!
O IADE foi criado em 1969 com o nome de Instituto de Arte e Decoração e foi pioneiro no ensino de Design em Portugal. Actualmente é a maior e a mais antiga instituição de Ensino Superior de Design em Portugal, com cursos nas áreas de Design, Marketing, Publicidade e Fotografia. Em 2012, conquista o estatuto de Instituto Universitário, sendo-lhe reconhecido pelo estado o interesse público, que lhe possibilitou ter um Doutoramento em Design, assente em eixos como criatividade e internacionalização, com o objectivo de posicionar o IADE como uma das opções de topo a nível mundial.
IADE na ModaLisboa TRUST
O IADE assinou um protocolo com ModaLisboa para a promoção de parcerias criativas na 40ª Moda LisboaTRUST, em que esteve presente de 8 a 10 de Março. Partilha de conhecimentos, intervenção artística, e a inclusão de alunos no universo deste evento são alguns dos conteúdos a dinamizar. O Fashion Today / Fast Talks About Fashion no Mude reuniu numa única sessão, conferências sobre a moda na sociedade, a influência do mundo das artes, negócio, consumo e movimentos sociais e políticos, com a participação de Maria Gambina (ESAD), Joana Jorge (ESART), Luís Parada (Modatex) e Fernando Oliveira (IADE), entre outros. No Wonder Room, uma laboratório virado para o futuro, em que se convida um grupo de criadores e artistas industriais emergentes, apresentou Too Cool For School. Uma acção em que 8 estudantes dos Mestrados de Branding e Design de Moda, Comunicação e Imagem, e Design e Cultura Visual, intervêm com canetas edding utra-violeta num look em manequim em tempo real, alterando assim as infinitas possibilidades da sua representação.
CRIATIVIDADE
Imaginar, Criar, Refazer, Construir, Lançar, Arriscar, Brilhar
Este foi o tema que dá corpo ao imenso portfólio criativo gerado pelo IADE ao longo dos seus 44 anos de funcionamento, e à campanha que os seus alunos desenvolveram em conjunto com a Ogilvy. O lançamento será na Futurália2013, na FIL de 13 e 16 de Março, e prevê declinações para postais, brochuras, roll-ups, filmes virais, banners e anúncios de imprensa. Esta acção foi desenvolvida diretamente por alunos que integraram a agência em Janeiro deste ano, visando a promoção de uma experiência profissional. O IADE pretende promover e estimular a criatividade dos futuros profissionais que, num contacto realista com os desafios do mercado, adquirem ferramentas vitais para a sua inclusão profissional.
IADE
Creative University
Os 10 mandamentos!
1. Comece bem.
Lembre-se que só temos uma única oportunidade de causar uma boa impressão. E isto serve para tudo na vida.
1. Comece bem.
Lembre-se que só temos uma única oportunidade de causar uma boa impressão. E isto serve para tudo na vida.
2. Na variedade é que está o ganho.
O futuro é multidisciplinar. Quando mais souber, mais coisas será capaz de criar. O acto da criação é, no fundo, a capacidade de conjugar dados diferentes e aparentemente desconexos para chegar a soluções novas e originais. Afinal, uma boa ideia é ver o que toda a gente vê e pensar o que ninguém pensou.
O futuro é multidisciplinar. Quando mais souber, mais coisas será capaz de criar. O acto da criação é, no fundo, a capacidade de conjugar dados diferentes e aparentemente desconexos para chegar a soluções novas e originais. Afinal, uma boa ideia é ver o que toda a gente vê e pensar o que ninguém pensou.
3. O que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito.
Nada justifica um mau trabalho. As desculpas são os argumentos dos menos capazes. E na selva que é a vida, não há espaço para o mais ou menos. Nem trabalhos, nem ideias, nem pessoas. Como dizia um famoso anúncio brasileiro: "Me ame ou me odeie. Mais ou menos é que me incomoda".
Nada justifica um mau trabalho. As desculpas são os argumentos dos menos capazes. E na selva que é a vida, não há espaço para o mais ou menos. Nem trabalhos, nem ideias, nem pessoas. Como dizia um famoso anúncio brasileiro: "Me ame ou me odeie. Mais ou menos é que me incomoda".
4. A letra mais importante para um criativo: R.
Erre muito. Erre de novo, erre outra vez. Só quem nunca tentou, nunca errou. O erro é a base da originalidade, da descoberta, da inovação. É preciso errar, baralhar, trocar, confundir. E dar de novo. De outra forma, de uma forma nova.
Erre muito. Erre de novo, erre outra vez. Só quem nunca tentou, nunca errou. O erro é a base da originalidade, da descoberta, da inovação. É preciso errar, baralhar, trocar, confundir. E dar de novo. De outra forma, de uma forma nova.
5. Não submeta as suas ideias ao voto popular.
A opinião das massas raramente é inocente e muitas vezes está errada. Maioria não é sinónimo de certo, nem tão pouco dá qualquer garantia.
A opinião das massas raramente é inocente e muitas vezes está errada. Maioria não é sinónimo de certo, nem tão pouco dá qualquer garantia.
6. Apaixone-se pelo problema.
Normalmente, perceber bem o problema é grande parte da solução. E quanto mais envolvidos e comprometidos com o mesmo estivermos, melhor o resultado.
Normalmente, perceber bem o problema é grande parte da solução. E quanto mais envolvidos e comprometidos com o mesmo estivermos, melhor o resultado.
7. A criatividade é um estado de espírito, não um momento.
É muito comum dedicarmo-nos mais ou fazer maior uso das nossas capacidades criativas apenas quando a situação assim o obriga. Erro. Ser criativo é uma atitude, um estilo, uma forma de viver a vida.
É muito comum dedicarmo-nos mais ou fazer maior uso das nossas capacidades criativas apenas quando a situação assim o obriga. Erro. Ser criativo é uma atitude, um estilo, uma forma de viver a vida.
8. Pense diferente.
Fazer certinho, direitinho, para não comprometer ou pior, não incomodar, nunca deixou ninguém saborear conquistas. Rebeldia, ousadia, contrariedade, arrojo, tudo isto são permissas indispensáveis para quem deseja criar algo de novo. É óbvio? É, mas agora que sabe, pratique.
Fazer certinho, direitinho, para não comprometer ou pior, não incomodar, nunca deixou ninguém saborear conquistas. Rebeldia, ousadia, contrariedade, arrojo, tudo isto são permissas indispensáveis para quem deseja criar algo de novo. É óbvio? É, mas agora que sabe, pratique.
9. O mais importante de tudo são as pessoas.
As qualificações, as ideias e o trabalho podem ser extraordinários, mas no fundo, no fundo, é da pessoa que há em si que, no final, nos lembramos. O seu ser. A sua atitude. Essa é a verdadeira imagem que fica. A que sobressai. E a que realmente importa.
As qualificações, as ideias e o trabalho podem ser extraordinários, mas no fundo, no fundo, é da pessoa que há em si que, no final, nos lembramos. O seu ser. A sua atitude. Essa é a verdadeira imagem que fica. A que sobressai. E a que realmente importa.
10. Está à sua espera.
Deixamos este espaço propositadamente para que possa criar o seu próprio mandamento. O seu. Único e exclusivo. Descubra. Crie. Invente e depois aplique.
Deixamos este espaço propositadamente para que possa criar o seu próprio mandamento. O seu. Único e exclusivo. Descubra. Crie. Invente e depois aplique.
IADE 40 Anos : ( + Detalhes sobre a história do IADE )
IADE - Creative University
SITE: www.iade.pt
YOU TUBE: youtube.com/IADEcreativeU
FACEBOOK: facebook.com/IADE.CreativeUniversity