terça-feira, 11 de junho de 2013

Portuguez Inn. Viver e Inspirar Portugal na Pensão mais Pequena do Mundo, em Braga!










Portuguez Inn. 
Viver e Inspirar Portugal na Pensão mais Pequena do Mundo, em Braga!

Portuguez Inn é a pensão mais pequena do mundo, com apenas um quarto, e uma das mais recentes unidades turísticas do centro histórico de Braga. Lá dentro, cabem no máximo 4 hóspedes de cada vez, num conceito que mistura turismo de habitação e hotelaria, com privacidade total e o necessário acompanhamento. Pode usufruir de toda a moradia, recebendo o pequeno-almoço e a limpeza à hora combinada, num ambiente intimista e acolhedor, exclusivo e personalizado. A moradia é composta por 6 pisos e funciona em regime de chave na mão, num espaço residencial familiar totalmente mobilado e equipado com produtos de marcas portuguesas. É por tudo isto, que lhe chamam a pensão mais pequena do mundo! 





O Edifício e a Fachada de Origem Medieval 
Portuguez Inn situa-se no nº154 da Rua Dom Frei Caetano Brandão e apresenta um interesse acrescido para o estudo da morfologia urbana da cidade de Braga, ao fossilizar o traçado medieval da Rua Verde. Esta aparece referenciada pela primeira vez no séc. XIV e assentava sobre uma importante via romana (Cardus Maximus), cujo traçado cruzava a cidade de Bracara Augusta. Desta época, mantém-se preservado no interior, um troço de uma cloaca do séc. I que corria sob aquele cardo.

Arquitectonicamente, estamos perante uma solução característica do séc. XVIII, embora possua uma frente com aproximadamente 4,65m de largura, o que pressagia a origem medieval da parcela. A fachada, construída em cantaria de granito organiza-se em 2 pisos. O piso térreo é composto por uma porta e uma janela, formada por um grande lintel monolítico que possui uma inscrição incisa com o acrónimo IHS (Iesus, Hominum Salvator), ladeada por motivos geométricos entrelaçados e sublinhada por uma linha horizontal com 2 volutas nos extremos. A fachada do segundo andar possui duas janelas de guilhotina, simétricas às aberturas do piso térreo. Crê-se, por comparação com o edifício a que supostamente corresponde no Mappa das Ruas de Braga, que a fachada do terceiro andar tenha sido destruída.


Sente-se que é Única e que foi pensada ao Detalhe!
Portuguez Inn é um espaço genuinamente português com mobiliário, electrodomésticos, tapeçaria, decoração e equipamentos de marcas nacionais. Conjugados harmoniosamente, aqui estão elementos tradicionais e contemporâneos que retratam a nossa identidade. Dos lenços de Vila Verde aos azulejos de Alfama e chinelas de Viana, dos pratos de Sacavém até às mantas da Serra da Estrela, aqui tudo é Portugal. A imagem de marca do projecto reune mais de 100 artigos de empresas portuguesas, provando que é possível criar e desenvolver um negócio com recurso exclusivo à produção nacional.



Com uma localização central, a poucos metros da Sé, daqui pode partir à descoberta da Bracara Augusta romana, e dos locais mais procurados do centro da cidade: igrejas, museus, praças, restaurantes e atracções turísticas que ficam a poucos minutos de distância. O ideal para um passeio a sós ou acompanhado, a pé ou a pedalar, uma vez que a Portuguez Inn também disponibiliza serviços de guia turístico, aluguer de bicicletas ou, até, uma massagem ao domicílio após um dia preenchido...


Quem entra sente-se em casa, num edifício
que apresenta características arquitectónicas e arqueológicas únicas, com uma uma fachada de dois pisos. Desde a pitoresca fachada de origem medieval, à arquitectura contemporânea do interior, passando pela ruína romana do séc. I que se preserva na cave, tudo nos remete para uma autêntica viagem no tempo... um convite para conhecer a cidade de Braga, a sua história e as tradições de Portugal!


______________________________________________________________________________________________________


Portuguez Inn
A Pensão Mais Pequena do Mundo! 
FACEBOOK: www.facebook.com/portuguezinn