segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Aqueça-se este inverno com caroços de cereja

Já conhecia a almofada Ricoxete de Caroço de Cereja?

Até há poucos anos, desconhecia-se qualquer utilidade para os caroços de cereja ... a Ricoxete encontrou-­a!

Esta almofada é fabricada à mão por mulheres e homens a cumprir pena de prisão em Portugal, é 100% natural, reciclável, biodegradável e hipoalergénica.

Composição - Saco de tecido 100% algodão, com 25 x 14,5 cms. contendo cerca de 350 grs. de caroços de cereja. Lavável à mão ou/e na máquina de lavar (30º).

Modo de utilização – Colocar a almofada térmica dentro do aparelho micro ondas. Regular para a temperatura máxima (750 watts) e aquecer entre 1 a 2 minutos.

Aplicações:
Termoterapia - O calor da almofada térmica ricoxete.com destina-se a:
• Aquecimento corporal para pessoas de todas as idades;
• Tratamento de dores corporais que necessitam de calor localizado. Ex.: entorses, contusões, distenções musculares, dores no pescoço ou nas costas, dores menstruais, menopausa, osteoporose, dores nos seios (amamentação), artrites, artroses, lombalgias, dores de cabeça, dores de ouvido, etc.;
• Potencial alívio ou tratamento da dor quando associado à aplicação de outros produtos, tal como cremes, pomadas ou sprays analgésicos ou massagens;
• Pacientes de hemodiálise – nos estágios finais da cicratização, o efeito do aquecimento proporcionado pela almofada ricoxete.com pode ser uma óptima solução (consulte o seu médico);
• Bebés – alívio das cólicas, hérnia do umbigo ou simples conforto e relaxamento. O som do chocalhar dos caroços pode facilitar o sono.

Produção:
Os caroços de cereja são lavados e tratados pelos reclusos do Estabelecimento Prisional de Sintra, com a ajuda duma betoneira, onde se junta apenas água e brita, sem adição de produtos químicos e secos pela acção natural do sol e vento. As almofadas são cosidas pelas reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires, com 2 máquinas de costura. Os trabalhos são pagos à tarefa tendo como referência o salário mínimo nacional e os proveitos das vendas divididas com os reclusos.


Sobre a Ricoxete
A RICOXETE.COM é uma marca portuguesa pensada com espírito português, para oferecer o que de melhor tem a filosofia portuguesa. É uma marca curiosa como as crianças. Sempre ávida de coisas novas, de experiências novas. Do bem-estar pessoal, do prazer de viver e da alegria de estar vivo, do sentimento de fazer parte do todo, do altruísmo, da compaixão e do bem receber. Tem a NATUREZA como referência e as novas tecnologias como estratégia.

A origem
José Miguel Amorim (Zé Miguel como prefere ser chamado), trabalhou vários anos como designer gráfico em jornais. Em 2006 fica desempregado. Com 2 filhos pequenos para criar a situação era complicada. Um dia, apreciando os filhos nas suas brincadeiras reparou que os dois disputavam uma almofada de caroços de cereja, que a sua mãe tinha trazido numa das suas viagens habituais. Aquilo intrigou-o… é normal os miúdos brigarem por brinquedos, mas uma almofada? Estranho, pensou… aquela almofada tinha que ter algo muito especial para ter atraído as crianças daquela forma… Isto porque acreditamos que as crianças são do mais fiável que existe! Zé Miguel sempre teve um espírito livre e não era homem para ficar parado a viver do subsídio de desemprego e aquela almofada despertou nele a vontade de se aventurar numa nova experiência de vida. Substituía perfeitamente o tradicional saco de água quente, com a vantagem que levava 1 minuto a aquecer no micro-ondas e evitava acidentes que normalmente acontecem com a água a ferver. Descobriu também que acalmava dores abdominais, lombares, cervicais, musculares, entorses, tendinites a até aliviava as famosas cólicas dos bebés. Era um projecto viável. Registou a patente, escolheu o tecido, conseguiu comprar 10 toneladas de caroços de cereja e meteu mãos à obra. Como sozinho não conseguia fazer as 10.000 almofadas que se propôs a fazer, pensou que o Projecto também poderia ter um cariz social e resolveu falar com os estabelecimentos prisionais. A resposta foi positiva e após ter fornecido as máquinas necessárias para fazer o trabalho, homens e mulheres detidos limpam o caroço e confeccionam as almofadas. Parte da receita é paga pelo trabalho destas pessoas. E o melhor da experiência é que para além do valor monetário ajuda-as a sentirem-se úteis e a acreditar que a vida lhes pode dar novas oportunidades. E assim nasce um Projecto que dum dia para o outro teve um sucesso que ele próprio não esperava.

Em 2010 é lançado, pelo Centro Português de Design um Concurso de Ideias – What IF. Este Concurso estava integrado no IF Innovation Festival, no âmbito do Projecto Europeu PRO INNO Europe, que envolveu 6 regiões da Europa (no caso português Lisboa e Almada). Com este Concurso o IF Lab Competition visou identificar ideias inovadoras, conceitos e protótipos, no âmbito do Innovation Festival. Os participantes foram os finalistas de concursos nacionais organizados no âmbito dos IF regionais, que decorreram em seis diferentes regiões da Europa: Barcelona, Milão, Kortrijk, Lisboa, Vilnius e para terminar, Tallinn. De Portugal sairam 4 projectos, entre os quais, a Almofada Ricoxete.com. Em Tallinn, a Ricoxete.com ganha o 2º Prémio. Foi com grande orgulho que o receberam, não só pelo que o Projecto representa para a Ricoxete mas pelo mérito de conseguir que um Produto Português fosse premiado nesta categoria. Mais ou menos nesta altura, outro produto que Zé Miguel já preparava há bastante tempo é lançado – O Oliveira, o boneco térmico. Uma almofada com a forma dum boneco divertido, cheio de caroços de azeitona. Direccionado para as crianças porque foram elas as principais motivadoras do aparecimento da Ricoxete.com.

O Oliveira, o boneco térmico
Oliveira é o segundo produto lançado pela marca portuguesa ricoxete.com. O Oliveira foi uma consequência da evolução da própria marca.

Como surgiu O Oliveira?
O boneco da marca ricoxete.com é um senhor a fazer xixi. Na Índia existe um provérbio popular que diz que um dos maiores prazeres do ser humano é o alívio da bexiga. O logótipo da marca ricoxete.com está a fazer xixi pois representa para nós, uma atitude. Podem-se fazer várias leituras, mas a nossa, aquela que fez com que ele ficasse assim foi atentar contra o sistema ou, em última análise, procurar soluções à parte do sistema. Requer muito tempo e capacidade de observação e crítica construtiva. O Oliveira é primo do ricoxete.com.

Em que consiste este novo produto?
Dar resposta a algo que não imaginávamos ser possível. Mais uma vez fizemos uma leitura da sociedade e daquilo que ela pretende, agora e num futuro próximo. Dadas as circunstâncias em que Portugal se torna num dos maiores produtores de azeite do mundo, em que a ajuda social é necessária e em que as crianças são cada vez menos, fizemos o Oliveira. Tivemos na dúvida se ele não deveria ter uma atitude mais “parkour”. Mas ficámos nos por uma atitude mais de espectador. Daí os dois olhos grandes feitos à mão. Estão a observar. De resto, todo o boneco obedece a uma linha ou traço que lhe confere algum movimento.

Quais as principais diferenças entre O Oliveira e as Almofadas Coroço de Cereja?
Em termos simples não existem diferenças. São ambos objectos de fácil manuseamento e que aquecidos no micro-ondas proporcionam prazer. Claro que uns têm caroços de cereja e o Oliveira, como diz o nome, caroços de azeitona. De facto, os caroços de azeitona, mais difíceis de tratar, acabam por ter uma capacidade de contenção de calor maior que os caroços de cereja.

A quem se dirige este novo produto?
Às crianças. Daí as instruções que seguem com o Oliveira terem sido escritas e desenhadas para que uma criança com 7, 8 anos consiga ler e entender a mensagem. Já percebemos que conseguimos. Uma das pessoas a quem pedimos que testasse tem uma filha com 2 anos, que trocou a chupeta pelo Oliveira. A nós já não nos espanta mas ficamos sempre contentes.

Modo de utilização d’O Oliveira?
Coloca-se no micro-ondas durante um minuto na potência máxima e usa-se para aquecer. Pode-se lavar na máquina da roupa. E se não se abusar da sua resistência, dura “o resto da vida”.

Benefícios de utilização do produto?
Pelo que constatamos com as crianças que temos observado e os pareceres voluntários que nos têm chegado, o maior benefício é de facto a empatia que as crianças criam com O Oliveira. A forma do boneco, o tecido, o barulho dos caroços e o facto de ficar quente proporcionam um adormecer mais confortável.

Recomendações de utilização?
Acompanhar a criança e, se necessário, ajudá-la nas primeiras utilizações. Nunca exceder o tempo indicado – 1 minuto. Lavar na máquina uma vez por mês. Observar se a costura está firme. A ricoxete.com tem o maior cuidado com a escolha da linha e o passo da agulha na máquina de costura, de modo a que fique o mais resistente possível. Mas, por ser feito à mão e mesmo depois de verificado com redobrado cuidado, é sempre conveniente observar com atenção. As crianças são curiosas e gostam de experimentar coisas. “Enfim, nunca tivemos nenhuma reclamação de relevo e, acima de tudo, gostamos de ser exageradamente transparentes. É uma maneira de estar na vida.”

Composição - Saco de tecido 100% algodão, com 30 x 12 cms. contendo cerca de 350 grs. de caroços de azeitona e cereja. Lavável à mão ou/e na máquina de lavar (30º).


Pode adquirir a almofada Ricoxete e o Oliveira através do site www.ricoxete.com