sábado, 1 de junho de 2013

A Pega-Rabuda. Como o Artesanato de Portugal promove as Matérias-primas Portuguesas lá fora!



A Pega-Rabuda.
Como o Artesanato de Portugal promove as Matérias-primas Portuguesas lá fora!

A Pega-Rabuda cria roupa e acessórios para crianças e adultos, livros e brinquedos didácticos, feitos à mão e personalizados para cada cliente, já que as expectativas de quem adquire um produto manufacturado são altas e pessoais. Para Rute Gil, é este o processo criativo que conjuga o conhecimento do cliente e as suas expectativas até à materialização do objecto que lhe dá realização. O nascimento desta marca portuguesa de artesanato surge com o nascimento do segundo de 3 filhos de Rute Gil, guionista de profissão, numa altura em que sentiu que a sua profissão não lhe bastava em termos de realização pessoal. Rute apostou numa arte que, até aí, desconhecia ter, a costura, e frequentou vários cursos de formação e o resto foi autodidactismo, fazer e desfazer, e aperfeiçoar o conceito. Os amigos foram os primeiros clientes num número que hoje ascende aos cinco mil.


Na A Pega-Rabuda, ela é a designer que escolhe as matérias-primas, trata do marketing, do plano de negócios e do envio das encomendas. Embora venda os seus produtos em algumas lojas físicas em Vila Real de Santo António, Montemor-o-Novo e Viseu, a marca e a plataforma de vendas desenvolve-se em ambiente web, no Facebook, no blog e também em duas das lojas internacionais mais importantes ao nível do Artesanato mundial: a Etsy e a Dawanda.




Foram nestas lojas que começou a vender os seus produtos para a Europa e resto do mundo, Austrália, China, Alemanha, França, Suíça, Inglaterra, entre outros. Escolhem A Pega-Rabuda e os artigos que melhor condensam o “ser português”: as chitas, os crochês, as sardinhas, naquilo que Rute Gil define como um conceito de artesanato e acessórios tradicionais, mas inesperados, seja pela conjugação dos materiais, seja pela transformação de objectos que nos são queridos e que podem ser facilmente identificáveis com a nossa cultura.

A pega-rabuda ou pega-rabilonga (Pica pica) é uma ave da família Corvidae (corvos), com um aspecto inconfundível. A silhueta preta e branca de uma ave a atravessar a estrada é uma visão comum no Alto Alentejo.


______________________________________________________________________________________________________

A Pega-Rabuda
Costura, tecidos, acessórios e workshops.

BLOG: pegarabuda.blogspot.pt
ETSY: etsy.com/shop/APegaRabuda