domingo, 2 de junho de 2013

Travessa da Ermida. Um Projecto Cultural Inovador e Inspirador, que inclui uma Enoteca e um Atelier de Joalharia!

Travessa da Ermida. Um Projecto Cultural Inovador e Inspirador, que inclui  uma Enoteca e um Atelier de Joalharia!

O Projecto Travessa da Ermida foi fundado em 2008, com a missão de promover a Arte Urbana e Contemporânea, o Design, a Joalharia de Autor, o Enoturismo, entre outras formas de cultura. Um projecto cultural inovador, destinado a ocupar um lugar de referência em Lisboa, e mais especificamente no Bairro de Belém. Localizado na Travessa do Marta Pinto, é constituído pela Ermida Nossa Sra. da Conceição, Enoteca de Belém e a Oficina de Joalharia Alexandra Corte-Real. Desenvolve diversas iniciativas culturais, estabelecendo parcerias com entidades que dinamizam Lisboa e Portugal, com altos critérios de qualidade seja na programação das exposições que apresenta ao público, seja na qualidade gastronómica e de vinhos que se pode degustar na Enoteca, ou nas originais peças apresentadas na Oficina de Joalharia.




Ermida Nossa Srª da Conceição é uma capela do século XVIII, que após longos anos de abandono, funciona actualmente como espaço de exposições de arte contemporânea e intervenções de design na fachada, em que apresenta projectos com uma estrutura de produção artística. Sendo a âncora de todo o projecto, foi fundada no séc. XVIII como local religioso, acolhendo desde 2008 exposições de Arte Contemporânea e intervenções de Design. Nomes da Arte Contemporânea nacional, como, Eduardo Nery, Susanne Themlitz, Pedro Calapez, Vasco Araújo, Daniel Blaufuks, Ângela Ferreira, João Paulo Feliciano, João Pedro Vale, Ricardo Jacinto, Rui Chafes, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, João Noutel, Rita Barros, Manuel Caeiro, Bela Silva, Gabriela Albergaria, Paulo Reis e Mário Caeiro, e os designers que realizaram intervenções na fachada: R2 Design, Pedrita, Vivóeusébio, Pedro Soares Neves, entre outros.


Enoteca de Belém é o local dedicado à experimentação, ao encontro de pessoas e sabores, numa atmosfera intimista e artística inerente ao conceito do Projecto Travessa da Ermida, e uma aposta na divulgação da cultura vinícola e gastronómica nacional. 


Na Enoteca tem à sua disposição uma vasta carta de vinhos com 80 referências, seleccionadas a partir de uma relação qualidade/preço, o que permite a oferta de vinho a copo a 4 euros e a garrafa a 20 euros. Possui uma cave de vinhos de nível superior, muitos deles únicos no mercado, e em 2011 a Vini Portugal e a revista Wine-Essência do Vinho distinguiram este espaço pela sua qualidade. Nos sabores, o chef Ricardo Gonçalves elabora deliciosas iguarias, num serviço conhecedor e personalizado, onde se sente numa autêntica biblioteca de vinhos e pode desfrutar de uma viagem gastronómica única. A Enoteca tem o seu próprio vinho Travessa da Ermida 2008, do enólogo Rui Reguinga, produzido no Dão, e segundo o Tripadviser foi nomeada o n.º1 dos 10 Hidden Gems for Wining and Dining (10 pérolas escondidas para beber vinho e comer do mundo).


Oficina de Joalharia Alexandra Corte-real
É um espaço de comercialização, de criação e de expressividade, onde a joalheira residente cria e expõe peças contemporâneas.

Dividida em 3 áreas distintas, ateliê, espaço expositivo e de comercialização, a joalheira residente que empresta o nome à Oficina é licenciada em Matemática. Contudo, foi na escola de joalheiros Contacto Directo que adquiriu as ferramentas para um percurso na área da joalharia, tendo exposto as suas peças em Portugal e no estrangeiro. Tem participado em diversas mostras nacionais e internacionais, como Pare, Olhe e Sinta (2012), Madeira Bordad’a (2010); Welcome Laboratório (2010); Museu de Serralves(2009), Linhas Paralelas (2009), Princípio (2008); Manchester (2007); Silves (2005).

A Travessa do Marta Pinto, a rua, é o eixo de ligação do Projecto Travessa da Ermida. Será uma via de contacto com a história de Belém e de Lisboa, e um acesso a novas vivências, assumindo o verdadeiro papel de uma rua como espaço de animação, de encontros e passagens, símbolo do movimento contemporâneo.


______________________________________________________________________________________________________

Travessa da Ermida
Projecto Cultural / Enoteca de Belém
Oficina de Joalharia Alexandra Corte-real

SITE: www.travessadaermida.com/
FACEBOOK: www.facebook.com/travessa.daermida