segunda-feira, 9 de julho de 2012

Desde 1928 a fazer o mundo mais doce

Imperial guarda os segredos dos melhores chocolates há 80 anos. Do portfólio do maior fabricante nacional de chocolates fazem parte marcas reconhecidas e inovadoras como Jubileu, Pintarolas, Pantagruel, Fantasias, Allegro ou a histórica Regina.

A Imperial integra o grupo RAR desde 1973, mas foi fundada em 1932, assinalando este ano 80 anos de história, de sabores e aromas marcantes que pautam o imaginário de muitos portugueses, quem não se lembra da menina e da frase: "Não, não o coelhinho veio com o Pai Natal e o Palhaço no comboio ao circo".
Para comemorar os 50 anos da Imperial, em 1982, a empresa lançou a marca Jubileu, que rapidamente passou a líder do mercado. Em 1984, uma em cada duas tabletes de chocolate vendidas eram Jubileu. Detinham 50% da quota do mercado. Enquanto a Imperial crescia, em Lisboa os chocolates Regina atingiam o seu apogeu para acabarem por recuar nas vendas com a entrada de Portugal na então Comunidade Económica Europeia. A presença de multinacionais no País e a concorrência cada vez mais feroz derrubou os chocolates Regina. Em 2000, a Imperial adquiriu a Regina e fez um estudo de mercado. Concluiu que a marca tinha uma notoriedade superior a 90%. Dois anos bastaram para a relançar no mercado, à marca e a todos os seus produtos históricos, como o chocolate com sabores a frutos tão variados como a laranja. Hoje a Imperial é líder em diversos segmentos, ocupando um posicionamento diferenciador no mercado, destacando-se a liderança da marca Regina no segmento dos Frutos Secos Cobertos com Chocolate, detendo a Jubileu uma posição de destaque. A marca Regina detém ainda a segunda posição no segmento de figuras de chocolate no canal impulso, fruto da excelente performance das Sombrinhas de chocolate. No segmento de culinária, a marca Pantagruel lidera o mercado e Pintarolas tem registado um crescimento assinalável, sendo líder a nível nacional, na categoria de drageias de chocolate, no formato de tubo.


A empresa tem vindo a desenvolver e a consolidar a sua posição internacional, pela introdução e comercialização das suas marcas em diferentes mercados, estando presente em mais de 40 países, distribuídos pelos continentes Europeu, Africano, Americano e Asiático. De acordo com Manuela Tavares de Sousa, a CEO da empresa, “este ano o principal objectivo passa por conquistar mercado no Médio Oriente”.