quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tudo isto é...

Um projeto arrojado, diferente, criativo e com alma... portuguesa.

A linha de guitarras portuguesas Tudo isto é...” é a primeira da nova marca nacional Malabar Emotional Design. Composta por 21 peças únicas e exclusivas, das quais já foram apresentadas as primeiras dez guitarras  no The Oporto Show. Este projeto pretende divulgar a arte Portuguesa, mas usando métodos tradicionais.



Têm também uma colecção chamada de World Architects que pretende desenvolver mobiliário, e que deve ser vista como uma homenagem a todos os arquitectos nela presentes. Também acaba de abrir a sua primeira Pop Up Gallery, na Fábrica ASA, em Guimarães. Depois de passarem pelo The Oporto Show, as peças farão parte de uma exposição itinerante pelo país, e também estarão presentes em cidades europeias, como Londres (setembro na London Design Festival), Paris (em janeiro na Maison & Object).A Malabar Emotional Design apresenta-se como uma marca de design de autor, orgulhosamente portuguesa. Bebemos da alma e da tradição nacional, recriando-a, quebrando barreiras, expandindo fronteiras com sofisticação, sedução e paixão.E isso nota-se nesta primeira colecção de guitarras portuguesas, que será desenvolvida sob duas formas: uma com criações exclusivas de autores (21 no total), onde se incluem nomes destacados de diferentes áreas, e outra sob a autoria de designers internos da marca.


Está prevista a conclusão das 21 guitarras portuguesas para finais de Julho, em que cada uma é única. Daniel Pires refere, por exemplo, que o artista plástico Isaque Pinheiro transformou a guitarra numa mochila, acrescentando-lhe alças, enquanto o designer Miguel Januário fez da guitarra uma tela para uma tatuagem, "como se o povo português estivesse, irredutivelmente, condicionado ao Fado". Já a peça intervencionada por Ana Vidigal é completamente espelhada e Eugénio Campos quase transformou a guitarra portuguesa num instrumento indiano, cravando-lhe jóias de várias cores e tamanhos.


E tudo isto são oportunidades. "Não podemos emigrar todos, alguém tem de ficar cá. É o nosso fado, mas não podemos ficar a cantar o Fado e a chorar. Tudo isto é uma forma de tentar, sempre, ir para a frente", salienta o responsável, referindo que é preciso ser ousado. "No fundo, Tudo Isto É provocar!"


Fontes:
http://www.malabar.com.pt/http://www.malabar.com.pt/v2/autores.html 
http://alma-lusa.blogs.sapo.pt/https://www.facebook.com/MalabarPT?filter=1
http://visao.sapo.pt/design-a-guitarra=f673382
http://p3.publico.pt/cultura/exposicoes/3498/tudo-isto-e-design-irreverente-na-guitarra-portuguesa
http://www.oportoencanta. com/2012/06/lugar-de-criativos-e-criadores-e-no.html?m=1
http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&task=vi ew&id=16427&Itemid=32
http://www.malabar.com.pt/v2/clipping.html