sexta-feira, 27 de julho de 2012

UAveiro desenvolve sistema para monitorizar idosos

Um grupo de investigadores portugueses do Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática da Universidade de Aveiro (IEETA/UA) está a desenvolver um sistema de monitorização contínua de idosos e de deteção de quedas. 

O sistema em questão envolve dois pequenos dispositivos embebidos em têxteis sob a forma de peças de vestuário e atinge sensibilidades acima dos 90% para a deteção de postura e 80% para a deteção de quedas.



 Em declarações à Lusa, Óscar Pereira, que integra a equipa responsável pelo projeto, explicou que este ainda está "em fase de desenvolvimento" mas que "o objetivo é que venha a ser produzida uma peça de roupa que integra os módulos para enviar a informação para um computador ou outro dispositivo de um familiar ou instituição". 

 De acordo com o investigador, que trabalhou em conjunto com David Ribeiro e Susana Brás sob coordenação de João Paulo Cunha, o sistema é capaz de indicar a postura de cada pessoa e, em caso de quedas, dá o alerta para um destes equipamentos eletrónicos. 

 A inovação portuguesa distingue-se, além disso, pela sua simplicidade, baixo custo e eficácia, o que já lhe valeu um prémio para a melhor demonstração de "tecnologia vestível" para saúde personalizada no âmbito de uma conferência internacional que decorreu no Porto entre 26 e 28 de Junho. 

Óscar Pereira adiantou que agora, o que falta é "ver se há investidores interessados na produção e comercialização" do sistema, desenvolvido no âmbito do projeto "Vital Responder", que surgiu na sequência do "Vital Jacket", que monitoriza sinais vitais. 

O projeto é financiado pelo programa Carnegie-Mellon Portugal, tem o IEETA como parceiro líder mas envolve também a Universidade do Porto e a de Carnegie-Mellon, nos EUA, além da empresa Biodevices, spin-off da Universidade de Aveiro.

Retirado do artigo "Universidade de Aveiro cria sistema para monitorizar e detectar queda de idosos" publicado a de 16-7-2012 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=582637)