quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Lipscani. O luxo da Joalharia e da Filigrana, com as cores das Fachadas Portuguesas, estampadas em Malas e Lenços!





Lipscani.
O luxo da Joalharia e da Filigrana, com as cores das Fachadas Portuguesas, estampadas em
Malas e Lenços!











A herança eclética da Arquitectura Portuguesa, Art Déco e Art Nouveau pode ser vista nas peças, malas e lenços, sempre inspiradas em edifícios Portugueses. O nome é romeno mas a marca é bem portuguesa, Lipscani, com sede em Portimão, é a mais recente criação de Gina Pires, joalheira, e Mariana Pires, designer. Duas gerações uniram-se para dar forma a uma marca de acessórios que combina o brilho das jóias, em filigrana ou com pedras preciosas, e as cores das fachadas portuguesas, estampadas em lenços e malas. O nome Lipscani faz referência a uma importante rua da cidade de Bucareste, uma espécie de Chiado da Roménia, que teve a sua época áurea na idade média e na Belle époque. Era lá que os comeciantes do Leste, vindos da Rússia e Turquia se encontravam com os comerciantes Europeus para trocar bens e ideias, conceito que se reflecte na imagem da marca, inpirada na faceta multicultural do nosso país.






Para salientar a ideia de uma marca 100% nacionalPara salientar a ideia de uma marca 100% nacional, todos os artigos são produzidos com matéria-prima portuguesa, sendo essa opção também um apoio às empresas nacionais. Estas são a peça-chave da marca e dos lenços de diversas cores, que contam a história de um portugal de antigamente, das tradições, influências e povos que por cá passaram. A primeira peça da Colecção de 2013, é Lenço Kioskcom lírios e quisoques antigos.



Mariana Pires, depois concluir o mestrado em Comunicação de Moda, na Escola de Belas artes de Utrecht, na Holanda, estagiou com a estilista de alta-costura holandesa, Iris van Herpen, uma das 25 empresas oficiais de alta-costura do mundo. Em Julho de 2011 decide regressar a Portugal, para criar a colecção de 2012 para a Lipscani, posição que continua a assumir ao assinar a colecção de 2013. Gina Pires, a fundadora da empresa, é uma empresária e criadora no sector da joalharia há mais de 25 anos.




Lipscani Design
Exclusive Romantic-inspired Portuguese Brand 

SITE: www.lipscani.pt
TWITTER: twitter.com/lipscanipt