terça-feira, 7 de maio de 2013

Ziphius. Azorean cria o primeiro drone aquático controlado por telemóvel ou tablet, e ganha prémio internacional para o desenvolver!



Ziphius. Azorean cria o primeiro drone aquático controlado por telemóvel ou tablet, e ganha prémio internacional para o desenvolver!

Ziphius é um gadget português que venceu o concurso Insert Coin organizado pelo Engadget, um dos maiores blogs tecnológicos do mundo. A Azorean, spin-off da Ydreams, ganhou em março em São Francisco, o Prémio do Público e o Grande Prémio.


A empresa portuguesa concorreu com o Ziphius, o primeiro drone aquático controlado por telemóvel ou tablet que inclui jogos de realidade aumentada e comportamentos autónomos, a um concurso que se destinava a premiar projetos ainda em fase inicial de desenvolvimento.

“Give it to the Portuguese, a once powerful maritime nation, to bring to us the coolest and the first water drone in the Mundo.”
Ocean Minds







O Ziphius é um drone aquático, controlado por smartphone ou tablet, com comportamentos autónomos e jogos de realidade aumentada. Tem uma câmara com tilt que captura imagens subaquáticas e permite dirigir como se estivéssemos no leme.


Com o Ziphius e as suas aplicações será possível explorar piscinas, lagos e o mar de uma forma nova e divertida. A aplicação de controlo é intuitiva, de resposta imediata, havendo ainda jogos simples que utilizando realidade aumentada, e nos transportam para mundos aquáticos imaginários.



Sendo uma spinout da YDreams, empresa portuguesa especializada em novas tecnologias de interacção e Realidade Aumentada, com projectos inovadores por todo o mundo, a Azorean pretende desenvolver uma nova geração de ferramentas para a exploração oceânica. Esta foi a Visão Inspiradora do mar dos Açores que levou ao desenvolvimento do Ziphius, e para financiar a sua produção industrial vai ser lançada uma campanha de crowdfunding, para que possa ser  distribuído à escala global.



Ziphius - Azorean.
Aquatic Technologies