terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Duecitânia Design Hotel - Veni, Vidi, Vinci. A fusão do espírito cultural Romano!


Duecitânia Design Hotel - Veni, Vidi, Vinci.
A fusão do espírito cultural Romano!


Sob o lema Veni, Vidi, Vivi, (Chegar, Ver e Viver), a Ipotz Studio desenvolveu o Projecto de Design de Interiores - Duecitânia Design Hotel. Um hotel temático, um conceito e uma proposta de reinvenção de Roma, na sua essência, na sua vivência, nos seus aspectos mais brilhantes e marcantes.


Situado em Penela, junto à Vila Romana do Rabaçal, zona de grande influência da época Romana em Portugal, é uma proposta que vive da fusão do espírito cultural romano. Com um tratamento conceptual e formal de design contemporâneo, ajustado e focado naquilo que são hoje um conjunto de factores capazes de oferecer a máxima qualidade para uma experiência única e inesquecível.





















Ao longo dos seus 3 pisos, o HD/ Duecitânia Design Hotel procura percorrer a história de Roma, desde a sua fundação à queda do Império. Nestes, encontram-se diversos painéis com representações históricas, lendárias e mitológicas, que permitem ao hóspede uma viagem inesquecível e enriquecedora.

HD/ Duecitânia Design Hotel
A Unidade Hoteleira é composta por Hotel Duecitânia de quatro estrelas, com 42 quartos divididos por 3 pisos,  Restaurante Gustatio, Bar Tabernae e SPA Aqua Venus.

Herança Histórica e Cultural
IMPÉRIO ROMANO 760A.C - 476D.C.
Arte e Arquitectura. Mosaico - O Luxo da Era Romana
Infografia (Tipografia - Garda de Mário Felíciano)
Elementos de Identidade Local
IMPÉRIO ROMANO EM PORTUGAL
VILA ROMANA DO RABAÇAL
Octógono - Elemento formal central da Domus Romana existente no RabaçalDecoração de Pavimentos - Sugerida pelas funções do Espaço


: ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DE CONCEITOS

• PISO 0. MONUMENTALIDADE, GRANDIOSIDADE, PODER

Tributo ás Grandes Obras e Valores do Império Romano (Mitologia, Murais Romanos, Coluna de Trajano, SPQR, Templo Romano, Termas...)

• PISO 1. FORMAÇÃO

Remete para o Período da MONARQUIA, inspirado na cultura da Pastorícia, Agricultura, Vinicultura... Composição Gráfica através de elementos Geométricos Simples e Modulares. Cromaticamente, a utilização de tons terra.

• PISO 2. DA REPÚBLICA IMPÉRIO

Refere-se ao Período da RÉPUBLICA ao IMPÉRIO, inspirado em valores como poder, ostentação, arquitectura, o culto do corpo. Composição de Elementos Complexos numa lógica de diferentes escalas, organizados assimétricamente. Cromáticamente a presença de Prateados e Dourados.

• PISO 3. CRISE E RENOVAÇÃO

Refere-se ao Período do DECLÍNIO DO IMPÉRIO, simbolizando o período de degradação e Queda. Composição de Elementos Complexos numa lógica de Desconstrução e Desfragmentação, organizados em composições Caóticas. Cromáticamente a presença do “verde” remete para a ideia do voltar á Natureza, numa lógica de transição para uma nova realidade.





HD/ Duecitânia Design Hotel
Veni, Vidi, Vinci