sábado, 12 de janeiro de 2013

Mantecas by Burel Factory - Fazer progredir uma Arte, uma Tradição, um Ofício!





Mantecas by Burel Factory 
Fazer progredir uma Arte, 
uma Tradição, um Ofício!

Tudo começa em 2010 na vila de Manteigas, bem no coração da Serra da Estrela, com a criação de um Atelier de Design, num espaço da antiga fábrica Lanifícios Império, para trabalhar o produto mais tradicional na indústria de lanifícios local, o Burel.




Surge com o intuito de dinamizar o Burel, tecido 100% de lã, dando-lhe nobreza e destaque, desenhando as Colecções Home, Office, Decorativo e Acessórios de Moda e, mais recentemente, Revestimentos de Parede e Tectos, estreados na nova sede da Microsoft em Lisboa, a Microsoft Lisbon Experience.
















Um dos objetivos era manter viva uma Fábrica "Museu", que ainda tecia este produto de uma forma quase artesanal, e não deixar morrer a arte e o saber dos tecelões da VilaTransformar o Burel em peças únicas, trabalhadas à mão por costureiras experientes, aliando a paixão, a dedicação e a entrega de quem trabalha este saber antigo a um design inovador, relevante e surpreendente.

Após a falência da fábrica e a compra da mesma, decidiu-se recuperar não só a produção do Burel mas também os restantes produtos que faziam parte do portefólio da fábrica. É neste enquadramento que nasce em 2012 a primeira Coleção de Mantas, Echarpes e Cachecóis da Mantecas by Burel Factory, apresentada também Feira Interior Lifestyle de Tóquio.

O aconchego da lã surge na forma de uma ampla coleção de produtos, feitas, como sempre, à mão, contando a história de uma vida, de uma região e de um país em cada um dos seus pontos. 

É também em 2012 que inaugura a Loja da Burel em Lisboa, no Chiado na Rua Serpa Pinto 15B, onde, como no Hotel Casa das Penhas Douradas, o público tem contacto directo com os seus produtos. Pretende de forma contínua recuperar padrões antigos,  e dar-lhes formas e cores contemporâneas, tal como tem feito com o Burel, bem como desenhar novas colecções. 


Burel at Monocle
A Monocle visitou a Mantecas e realizou um vídeo onde mostra ao mundo o que é a Burel Factory.
Uma história feita à mão, com alma, lã e coração


Film made for Monocle about Burel from LX Agency on Vimeo.

‘No cimo da Serra, à sombra das Penhas Douradas, admiramos a cumplicidade entre pastor e rebanho, ambos com a mesma pele, a lã, só que a lã do seu capote de burel tomou as cores da terra, dos penhascos, num fundo forte, quente, protetor... Com ele descemos até Manteigas, ouvimos o barulho ensurdecedor das máquinas que fiavam, tingiam, teciam... o burel... as mantas.... E o apego forte a esta proteção aconchegante não nos paralisou, antes nos impeliu a dar-lhes mais vida numa grande paleta de cores e numa diversidade de aplicações que vão enchendo a nossa imaginação...’


Fazer progredir uma Arte, uma Tradição, um Ofício, é de facto um
Desafio Grandioso, sobretudo no Interior do país e dentro do actual
contexto cultural e económico... Este é o seu desafio!

Mantecas by Burel Factory - 
Portuguese Handmade Natural Wool Blankets
LOJA: Loja da Burel
Rua Serpa Pinto nº15B, Chiado - Lisboa
SITE: www.mantecas.pt
SITE: www.burelfactory.com
FACEBOOK: www.facebook.com/BurelManteigas