terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Oliva Creative Factory. A Incubadora que cruza as Indústrias Criativas com a Cultura!



Oliva Creative Factory.
A Incubadora que cruza as Indústrias Criativas com a Cultura!

A Oliva Creative Factory é uma Incubadora de Indústrias Criativas que está a nascer em S. João da Madeira, e vai ser um local para criar, conceber, ser visionário... e fazer disso negócios. Negócios, por exemplo, na área do design, do webdesign, do audiovisual, da multimédia, de softwares educativos, da moda, ou outros... Em suma, negócios cujo factor crítico seja a Criatividade a Cultura.



É um projecto empresarial que terá na formação artística, na actividade cultural e no lazer as componentes mais importantes. Instalada no interior da Oliva, uma das maiores e mais inovadoras fábricas da História Industrial Portuguesa do século XX, a Oliva Creative Factory tem como lema, transformar a criatividade e o talento em negócios.


O nosso projeto é criar condições, e ambiente, para que o talento possa se exprimir e ser transformado em negócios, de preferência muito lucrativos, afirma Suzana Menezes, directora da incubadora que está a ser criada no interior das instalações de uma das maiores fábricas portuguesas do século XX. Estamos a fazer as coisas de modo a que as empresas tenham ao seu lado muitos artistas a trabalharem e a estudarem. A ideia é que empresários e artistas se cruzem, que influenciem o trabalho uns dos outros, que se divirtam juntos nos espaços que fazem parte do espaço”.


Terá uma Incubadora e um Business Centre, para o desenvolvimento de projectos empresariais e acolhimento de empresas maduras no sector das indústrias criativas (design, moda, software, design de produto, webdesign, multimédia, entre outras), complementados com oficinas de trabalho, estúdios e salas de ensaio e espaços e serviços comuns. Os empreendedores terão espaços interdisciplinares de encontro e de convergência criativa, espaços de produção, fruição e consumo, e podem usufruir de um ecossistema criativo, com espaços multiusos, áreas expositivas, oficinas e ateliers, residências artísticas. Tudo em perfeita articulação com os infraestruturas e equipamentos culturais de S. João da Madeira: Casa das Artes e da Criatividade, Museu do Calçado, Museu Oliva, Museu da Chapelaria.




Recentemente o artista VHILS realizou uma intervenção artística nas paredes da OlivaNum tributo a todos os que ali trabalharam, a intervenção deste artista de rua consistiu em esculpir nas paredes em ruína, rostos de funcionários da metalurgia, com o objectivo de preservar a memória daquela que foi uma das indústrias mais importantes do país. Nesta nova vida das paredes da antiga fábrica, foram esculpidos cinco murais, um dos quais com a imagem da Miss Oliva, reproduzida na publicidade da marca, e que se diferencia dos rostos masculinos de 2 trabalhadores da indústria, e da silhueta de duas crianças que remetem a ideia de futuro do projecto.













As Oliva Sessions, que se realizam regularmente, são concertos, showcases ou espectáculos, que não são anunciados, em que a assistência é convidada a ver sem saber o que vai assistir. Em dezembro, a Exposição Do Chão: Projétil, documentou o que aconteceu no chão do Museu da Chapelaria, em que os jovens participantes e comuns curiosos, disponíveis e abertos à criação experimentaram acções em que o espaço, o corpo, o movimento e o objecto foram combinados entre si.

A Oliva Creative Factory irá ter uma galeria de artes plásticas, colecções de pintura, escultura e instalações, para além de exposições temporárias, bem como uma escola de dança e oficinas de teatro e restauro de obras de arte. O Período de Candidatura já decorre, e em breve serão anunciadas as primeiras empresas a ser incubadas. 



Com o lema “transformar a criatividade em negócios”, S. João da Madeira irá juntar no mesmo espaço, empresas e arte. A abertura da Oliva Creative Factory está marcada para maio de 2013.





Oliva Creative Factory - 
A Criatividade a Gerar Negócio

SITE: www.olivacreativefactory.com