quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Rota Sem Barreiras - Um Turismo Acessível para Todos!




Rota Sem Barreiras
Um Turismo para Todos! / Turismo Acessível

Rutas Sin Barreras - Turismo para Todos / Turismo Accesible
Travel Without Barriers: Tourism for All / Accessible Tourism

Rota Sem Barreiras é um projecto que nasce em 2004 no seio do Programa Leader+/Cooperação Transnacional, fruto de uma parceria liderada pela Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado, com a ESDIME - Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo SudoesteCEDECO - Centro de Desarrollo Comarcal de Tentúdia (Badajoz/ Espanha)ADERCO - Asociación de Desarrollo Comarcal de Olivenza (Espanha).



Tendo subjacente que o Turismo é um bem social que deve estar ao alcance de todos os cidadãos e que a sua oferta deverá ser dirigida de igual forma a todos os segmentos da população sem fomentar nenhum tipo de discriminação, e que apesar de tudo ainda existe uma elevada percentagem da oferta turística que não está acessível a pessoas portadoras de deficiência, este projeto foi concebido de forma a proporcionar um turismo sem barreiras, acessível a todos, diminuindo ou minimizando as barreiras de acesso, e permitir a valorização dos recursos e serviços turísticos dos territórios envolvidos.

O projeto Rota Sem Barreiras materializa-se na criação de uma Rota Turística que percorre todos os territórios parceiros no Alentejo e Extremadura Espanhola, com a Edição do Roteiro de Turismo Acessível - Rotas Sem Barreiras, traduzido em 3 línguas (Português, Espanhol e Inglês). São apresentadas várias opções turísticas, fruto do trabalho conjunto de vários agentes do território, que incluíram adaptações em vários locais de património histórico, unidades de alojamento, restauração, museus, estruturas de animação turística, entre outros, e que permitem e facilitam o acesso a todos os visitantes. Paralelamente foram desenvolvidas inúmeras acções de sensibilização e formação sobre o atendimento a pessoas com necessidades especiais e para as questões da acessibilidade para empresários, técnicos, guias e outros profissionais do sector turístico.


Passados 8 anos, Rota Sem Barreiras foi amplamente divulgada em seminários, congressos e iniciativas ligadas à temática da acessibilidade, e viu a sua continuidade assegurada através do PRODER - Dinamização das Zonas Rurais. Esta nova etapa inclui diversas iniciativas, como o site acessível www.rotassembarreiras.com, um guia em formato digital, um DVD promocional dos 4 territórios parceiros enquanto territórios acessíveis, um Manual Técnico “Espaços Acessíveis” para profissionais do sector turístico, a criação da peça de teatro “Muito ajuda o que não atrapalha”, entre acções de sensibilização para o turismo para todos.





 
Acreditamos que o projecto é e continuará a ser um passo em frente na promoção da igualdade de oportunidades e não descriminação no acesso ao turismo para todos, um valor acrescentado para a oferta turística, e que contribui para a riqueza, progresso e desenvolvimento sustentável destas regiões


Rota Sem Barreiras - Um Turismo para Todos!