domingo, 7 de abril de 2013

InovaDomus. Criatividade, Inovação e Ideias, para Inspirar a Reabilitação Urbana em Portugal!


InovaDomus.
Criatividade, Inovação e Ideias, para Inspirar
a Reabilitação Urbana em Portugal!

A Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro, InovaDomus, é uma rede de cooperação no domínio do habitat, que tem a missão de promover e divulgar a inovação científica e tecnológica, com o desenvolvimento de novos produtos e processos na área da habitação. Criada em 2002, a associação sem fins lucrativos é constituída pela Universidade de Aveiro e de 11 empresas, EEE, Efapel, Extrusal, Iberfibran, Oliveira&Irmão, Pavicentro, Rederia, Revigrés, Saint-Gobain Portugal, Somague e Umbelino Monteiro.
No Dia da Inovação3 de abril, contou com várias actividades de comemoração, como o 100 Ideias para a Reabilitação, workshop para potenciar o pensamento criativo na criação de ideias para a reabilitação de habitações, que obteve mais de 100 ideias/soluções com potencial interesse. No Gerar e Explorar Ideias Criativas, desenvolveram-se ideias através de técnicas que permitem melhorar a sua geração e comunicação. No final, a performance musical Sons de Origem e Paisagens Sonoras, trouxe a interseção entre a indústria e as artes, através de sons criados a partir de materiais como, autoclismos, revestimentos cerâmicos, luminárias, alumínio, entre outros.






Workshop Descortinar Tendências do Mercado
da Reabilitação vs. Construção Nova
Em março, cerca de 30 profissionais do cluster, universidades e autarquias interessados no tema da reabilitação urbana participaram neste evento, com a moderação de Carlos Aguiar, Designer e Professor da Universidade do Porto, Humberto Varum da Universidade de Aveiro e João Salvador, Consultor em Engenharia.



Em Portugal, a Reabilitação representa apenas 5% do mercado da construção, em contraste com a média europeia que ronda os 50%. Como contrariar este facto e aumentar a quota de mercado da reabilitação, foram os temas abordados, bem como a necessidade de promoção de políticas de reordenamento urbano com 3 eixos integrados, reabilitação do edificado, promoção do emprego, turismo e lazer e políticas de mobilidade. Atrair os pólos de trabalho para os centros das cidades, apontando a reabilitação dos edifícios habitacionais de construção nos 70, 80 e 90,  e estimando que 2 a 3 milhões dos edifícios habitados, apresentam necessidades de melhoria.

As pessoas terão que ser incentivadas a fazer a manutenção da sua habitação, eventualmente, com benefícios fiscais ligados à reabilitação

Na área técnica, refere-se a dificuldade de reabilitar e cumprir os critérios de economia, eficácia, e rapidez de implementação, devido a factores, como a falta de qualificação dos agentes envolvidos, cuja formação está direccionada para a construção nova. A ausência de inspeção e diagnóstico da estrutura e do estado de conservação, o financiamento ou a falta de informação sobre os desenvolvimentos do sector, foram também abordados. Havendo a recomendação quanto à melhoria no investimento em formação contínua, na formação universitária direcionada para a intervenção sobre a construção existente, e a criação de gabinetes de apoio à reabilitação compostos por profissionais qualificados para apoiar e orientar as fases da obra.

Como será a Casa do Futuro? www.inovadomus.pt/aveiroDomus



Ideias bem Inspiradas para Reabilitar Portugal!

InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento
da Casa do Futuro Cooperar para Reabilitar