quarta-feira, 17 de abril de 2013

Planeta Tangerina. Premiada como a Melhor Editora Europeia para a Infância, na Feira de Bolonha 2013!




Planeta Tangerina. Premiada como a Melhor Editora Europeia para a Infância, na Feira de Bolonha 2013!

A editora portuguesa Planeta Tangerina foi eleita a Melhor Editora Europeia para a Infância, na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha 2013. O Prémio BOP - Bologna Prize for the Best Children’s Publisher 2013, criado para marcar o 50º aniversário da Feira, premeia a inovação e a criatividade, distinguindo pela primeira vez uma editora por cada região do mundo (Europa, Ásia, África, América do Norte, América Central e do Sul e Oceânia). Por cada região, foram nomeadas 5 editoras escolhidas por associações de editores e organizações independentes, e votadas pelas editoras presentes em Bolonha. 

Praia-mar
© Bernardo Carvalho











Planeta Tangerina edita Livros, sobretudo Álbuns. Um formato onde o texto e as imagens trabalham em conjunto para criar um resultado único, impossível de alcançar se o código escrito e visual não estiver em harmonia, sem sobreposições ou redundâncias, que se interligam na procura do equilíbrio do conjunto. Ler não apenas palavras, mas também imagens e sequências. Ler capas, guardas, ritmos, cenas, planos e detalhes, que fazem a ligação entre os vários elementos, num momento de apreciação do movimento, do ruído, das pausas e do silêncio das páginas...








Sem fórmulas fixas, tudo está em aberto e tudo é possível!
Duas regras são essenciais, não cair em fórmulas e desafiar sempre os leitores. Estes não são apenas as crianças, mas os pais e os adultos que gostam de álbuns ilustrados e de  uma forma única de contar histórias. Cada Livro abre novas portas para que grandes e pequenos saibam encontrar as suas próprias chaves nesta sua descoberta.



Mas Planeta Tangerina, é muito mais que uma Editora, o Ateliêr e as Oficinas são espaços de transformação onde tudo pode acontecer. Pensar, perguntar, experimentar, arriscar e fazer, porque  podem Inspirar novas criações e novos livros. Tanto acontecem em escolas, bibliotecas e livrarias ou enquadrados em serviços educativos de museus e teatros, como já aconteceu no Teatro Maria Matos, na Casa das Histórias Paula Rego, no CCB, na Biblioteca Sever do Vouga ou na Fundação Gulbenkian, entre outros.




É também uma empresa especializada na área da comunicação para crianças e jovens, que desde em 1999 tem participado regularmente na criação de projetos editoriais destinados aos públicos juvenis. Desenvolve um trabalho global, de que faz parte a criação de conceitos, a concepção de conteúdos e ilustrações e a realização de todo o trabalho gráfico inerente a uma publicação.


O projecto Planeta Tangerina nasce do interesse por suportes de comunicação, sejam eles livros, revistas, documentos pedagógicos, ou outros. Conseguir comunicar de forma eficaz, associando a clareza dos conteúdos à qualidade das imagens e dos elementos gráficos.
 Trabalhar na criação de conceitos e na sua comunicação, é o desafio de qualquer projecto gráfico, acreditando que os conteúdos para os mais novos, sempre que possível, devem ser divertidos.

Do princípio ao fim, cada livro é pensado como um todo: da ideia ao texto, das ilustrações ao design ou à escolha do papel, todos os elementos se conjugam pela qualidade do todo final.



Uma Entusiástico Projecto Comunicacional destinado
a um Púbico Jovem, à descoberta do Livro e dos próprios Leitores
que o acompanham nesta Exemplar Inspiração!

Planeta Tangerina
SITE: www.planetatangerina.com
CATÁLOGO: planetatangerina.com/catalogo.pdf
TWITTER: twitter.com/ptangerina
FACEBOOK: www.facebook.com/Planeta-Tangerina