quarta-feira, 24 de abril de 2013

Umbelino Monteiro. Telha Cerâmica premiada pelas boas práticas de Sustentabilidade e Redução do Consumo Energético!


Umbelino Monteiro. Telha Cerâmica premiada pelas boas práticas de Sustentabilidade e Redução do Consumo Energético!

A Umbelino Monteiro é uma das principais empresas de produção de telha cerâmica em Portugal, e foi distinguida com o Selo de Sustentabilidade Plataforma para a Construção Sustentável, do Cluster Habitat em Portugal que gere as boas-práticas na área. Actua na Cerâmica da Construção, com instalações industriais com a mais actual tecnologia, tendo o telhado como o elemento mais importante do ponto de vista arquitectónico.




Desenvolve produtos que valorizam as mais exigentes necessidades estéticas, numa estratégia em que a telha cerâmica se posiciona como uma inovação que responde aos desafios da construção sustentável e da arquitectura  bioclimática. Um investimento na investigação e desenvolvimento, que permite à empresa de Pombal, ter sistemas de construção que tornam os edifícios sustentáveis ao nível térmico, de consumo de energia, qualidade do ar e  durabilidade.

É o reconhecimento público dos elevados padrões que elevam a sustentabilidade dos edifícios, a redução do impacto ambiental, o alargar da sua vida útil e a redução dos seus consumos energéticos. Uma empresa sustentável que utiliza a avaliação da construção para desenvolver produtos de eco design baseados na avaliação do ciclo de vida do produto, com a a certificação ambiental Ecolabel. O Selo da Plataforma para a Construção Sustentável dá visibilidade ao tema e serve de mote para a inovação e competitividade das empresas e entidades do cluster do habitat.


O mercado do fibrocimento sem amianto crescerá em 2013, segundo Teresa Monteiro, Diretora Geral da Umbelino Monteiro, deve-se ao facto do fibrocimento ser hoje em dia uma solução amiga do ambiente, sem impacto nocivo para a saúde pública, e oferece soluções construtivas que respondem às exigências da construção sustentável, à performance energética, à acústica dos edifícios, à segurança e à eficiência. O fibrocimento é um material compósito de alto rendimento com baixa pegada de carbono, impermeável, incombustível e anticorrosivo A resistência ao fumo, humidade, fungos e ambientes agressivos fazem esta solução ser muito útil para a cobertura e fachadas de edifícios.

Actualmente, os edifícios industriais, espaços públicos e habitação de raiz ou reabilitada, recorre a Placas SubTelha em Fibrocimento para suportar as telhas de cerâmica, já que aumentam a segurança, em caso de incêndio, conforto térmico e acústico e terem um longo período de vida. São compostas de Cimento que lhes garante a resistência, Celulose, Fibra e Sílica Amorfa que confere estabilidade dimensional às placas, certificadas com as normas europeias mais rigorosas.

O Fibrocimento é cada vez mais um material de elevada qualidade, e as Telhas UM estão na frente em qualidade, inovação e respeito pelo ambiente, num legado que resulta de quase meio século de experiência em aperfeiçoar e desenvolver um produto. Respondendo às necessidades estéticas, e arquitectónicas, inovando quando foi a primeira empresa em Portugal a fabricar industrialmente telha de canudo, pioneiros na utilização de argila branca e no lançamento de tons alternativos à argila vermelha



Inspiradas soluções arquitectónicas no revestimento de edifícios que respeitam o meio ambiental e toda uma Inspiração Energética!

Umbelino Monteiro
Coberturas para a Vida