domingo, 28 de abril de 2013

Salgueirinhos. Recriar as Receitas Tradicionais da Beira Baixa para o Mercado Gourmet!

Salgueirinhos. Recriar as Receitas Tradicionais da Beira Baixa para o Mercado Gourmet! 

A Padaria do Salgueiro fica na aldeia de Salgueiro do Campo, próximo de Castelo Branco, e há 23 anos que produz pão e bolos tradicionais. Inova agora com os Salgueirinhos, pequenos bolos com base nas receitas da Beira Baixa, que alia os produtos locais de alta qualidade à dedicação e sabores do antigamente.







Este lançamento não é um acontecimento isolado, tem uma história de muito empenho...
Os Salguerinhos nascem da vontade de Teresa Preta, tradutora audiovisual e nossa colega empreendedora no Energia de Portugal, de implementar algo de inovador na Padaria do pai, com as ideias a multiplicarem-se. Em 2012 inicia a mudança e no âmbito da Academia PME do IAPMEI, com a Inovcluster Castelo Branco, aposta na criação de uma linha de produtos completamente diferentes do que faziam, que saísse fora da caixa, e fosse direccionado para outros mercados, que não o local.



Como um historial de clientes essencialmente dos concelhos de Castelo Branco, Idanha‐a‐Nova, Fundão, Covilhã e Guarda, decidiram apostar nas lojas gourmet, lojas de produtos regionais e plataformas online de produtos portugueses. Os futuros clientes seriam apreciadores de produtos da terra e de qualidade, do design da embalagem, turistas que visitam Portugal, mercado da saudade e estrangeiros, sem descartar o passo da internacionalização.

Os Salgueirinhos têm na sua base os bolinhos das gentes da Beira‐Baixa, com uma forma original e sabor requintado. As tradicionais Broas de Mel, de Canela, Erva‐Doce e os Borrachões foram redimensionadas para um formato mini, proporcionando prazeres intensos de tradição. Mais tarde criaram os Salgueirinhos Mel, Canela e de Erva‐Doce, e Borrachão. Ao tradicional Biscoito de Azeite, adicionaram coco e surgem os Salgueirinhos Coco, e com um produtor local de ervas e chás em modo biológico, a Ervas da Zoé, nascem os Salgueirinhos Tomilho‐Limão e os arrojados Salgueirinhos Hortelã‐Pimenta.




Outra das apostas foi criar uma embalagem que comunica os seus valores, do designer Tiago Marques, que materializou as ideias numa imagem que transparece calor interior e sabor, um lettering que nos remete para o trabalho artesanal e a silhueta que explicita o tradicional.


O Sabor Intenso da Tradição!

Uma embalagem que promove Portugal, já que o motivo escolhido foi a tradicional calçada portuguesa, como promove a região, o Salgueiro do Campo e Castelo Branco, e partilha a lenda que deu nome à terra. As embalagens em português, inglês e castelhano, tem seis qualidades de Salgueirinhos com seis cores diferentes que nos remetem para o sabor predominante do bolinho. Este ano será o ano de consolidação da marca no mercado, com presença em Mercados Gourmet, feiras e eventos de forma a divulgar o produto. Estão também em plataformas de divulgação e de escoamento de produtos portugueses, com degustações marcadas por todo o país, para dar a conheçer a sua história na primeira pessoa.




Um exemplo Empreendedor da pequena empresa de Salgueiro do Campo, Castelo Branco, que com 23 anos a produzir de forma tradicional, inova agora com os Salgueirinhosprodutos que combinam as mais tradicionais receitas da Beira-Baixa com um toque Inspirador original de sabor e forma!

Salgueirinhos.