quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Museu do Pão - A preservação do Património do Pão Português!


 

Museu do Pão 
A preservação dos objectos e o património do Pão Português!

O Museu do Pão, localizado na Quinta Fonte do Marrão em Seia, no coração da Serra da Estrela, abriu ao público em setembro de 2002. É uma iniciativa privada 100% portuguesa, edificada num complexo museológico com mais de 3.500m2 de área coberta, perfeitamente integrado na paisagem serrana envolvente. Exibe e preserva os objectos e o património do Pão Português nas vertentes etnográficas, históricas, políticas, religiosas e artísticas, ao longo das várias salas expositivas que recriam as diversas vertentes do pão português. Com 10 anos de existência e mais de um milhão de visitantes, o Museu do Pão desenvolve um programa com um vasto leque de atividades culturais, científicas e pedagógicas para todos os seus visitantes.


O Museu tem áreas de apoio complementares, como o Restaurante, um verdadeiro santuário e centro de investigação gastronómica, onde se redescobre e se revaloriza os antigos sabores da terra portuguesa. O Bar-Biblioteca, onde se realiza as Tertúlias Culturais, Mercearia Antiga, que comercializa os vários tipos de pão que o museu produz e outras iguarias típicas regionais e o Atelier de Arte em Pão que produz peças artísticas em massa de pão.
O projecto do Museu do Pão , que remonta a 1996, surge na sequência de sinergias criadas entre historiadores, empresários e docentes, e desde a sua abertura procedeu-se à recolha do seu espólio, seja através de compra em antiquários, alfarrabistas e leilões, seja através de doações. Uma recolha contínua, na medida que se pretende uma constante renovação do Museu para o pleno sucesso do seu projecto expositivo.



Museu do Pão
A preservação dos objectos e o património do Pão Português