domingo, 9 de dezembro de 2012

Projeto Mais Inovador da Europa é português

 Jovem agricultor é responsável por 12 estufas de morangos. Técnica em aeroponia (cultivo com plantas suspensas no ar) valeu-lhe o prémio de "Projecto Mais Inovador da Europa”

O produtor de morangos José Carvalho, de Vila Nova de Famalicão, ganhou quinta-feira o prémio de “Projecto Mais Inovador da Europa”, anunciou a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP). O produtor de morangos em aeroponia (técnica de cultivo com plantas suspensas no ar) é responsável por 12 estufas de morangos, com uma área total de um hectare.
A produção em altura rende “três vezes mais” do que o método tradicional (no solo), além de significar uma poupança “enorme” em termos de consumo de água, explicou o empreendedor, em Maio, à Agência Lusa. A plantação de José Carvalho é feita em “calhas” com 1,80 metros de altura, que depois baixam 60 centímetros para a colheita dos morangos.

O prémio foi promovido no âmbito do 1.º Congresso Europeu de Jovens Agricultores, organizado pela CAP, ASAJA (organização espanhola de agricultores) e grupo parlamentar do PPE do Parlamento Europeu, com o apoio do eurodeputado português Nuno Melo e da eurodeputada espanhola Esther Munoz.

Foram apresentados no concurso projectos de jovens agricultores dos 27 estados-membros que concorreram nas categorias de “melhor jovem agricultor da Europa”, “projecto mais sustentável” e “projecto mais inovador”. Portugal apresentou cinco projectos, relativos aos sectores hortofrutícola, pecuário, vinha, cereais e equinos lusitanos, os quais foram vencedores no concurso nacional realizado em Junho, em Santarém, no CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas).

Noticia retirada da página: http://p3.publico.pt/actualidade/ambiente/5712/jovem-agricultor-portugues-vence-premio-de-projecto-mais-inovador-da-europ