quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Museu Nacional de Machado de Castro - Reabre com o triplo da área expositiva !

Museu Centenário num edifício Milenar !
Reabertura do MNMC - Museu Nacional de Machado de Castro, dia 11 de dezembro.

As obras de requalificação e ampliação do MNMC - Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbraconstituem não só a maior transformação a que foi submetido ao longo da sua história, mas também uma das mais importantes intervenções ocorridas em museus portugueses

No dia 11, o museu fez a sua tão esperada reabertura, e a partir de 13 de dezembro funcionará no seu horário normal de Inverno, das 10.00h-12.30h e 14.00-18.00h, disponibilizando entradas gratuitas à comunidade até 16 de Dezembro. No sábado, dia 15, será inaugurada pelas 17.00h, a exposição ‘Desenho | Disciplina, Documento e Instrumento’, no âmbito da Trienal Desenha 2012, que inclui três núcleos expositivos: ‘Casa da Escultura. O Laboratório de Machado de Castro’; ‘Património em Risco. Estudos de António Augusto Gonçalves’ e ‘Património Recuperado: a Última Ceia’ de Hodart’. Domingo, dia 16, pelas 18.00h, decorre o Concerto de Natal do Museu Nacional de Machado de Castro, com a estreia oficial do grupo Ad Libitum Gospel.

Museu Nacional de Machado de Castro, reaberto parcialmente em 2009, apresentou desde logo ao público o seu impressionante Criptopórtico Romano e novas áreas de acolhimento ao visitante. Desde essa data decorreram todos os trabalhos de execução e de implementação do novo projeto museográfico para as restantes áreas expositivas, que agora foram concluídas.

Como exposição permanente, o Museu apresenta um acervo de referência nacional e internacional, destacando três núcleos de Escultura, Pintura, Ourivesaria, Cerâmica, Têxteis, Mobiliário e Coleções orientais que abordam a temática do colecionismo. Aos visitantes é facultado o acesso ao Criptopórtico, que pode ser visitado como circuito independente, ou integrado numa visita completa ao museu. Para a visita ao novo MNMC, que reabre com uma área expositiva quase triplicada, o visitante poderá optar por percursos diferenciados consoante o tempo de que disponha.

MNMC - Museu Nacional de Machado de Castro
Museu Centenário num edifício Milenar !
SITE: mnmachadodecastro.imc-ip.pt/