sábado, 16 de março de 2013

A portuguesa Filipa Pimentel recebe Civil Society Prize 2012 e organiza evento "AJUDADA" em Portalegre

Foi em nome da Transition Network que a portuguesa Filipa Pimentel recebeu o 1º lugar do Civil Society Prize 2012 atribuído pelo Comité Económico e Social Europeu (CESE). A Transition Network, sedeada no Reino Unido,  opera actualmente em 34países. Mais de 1000 comunidades locais em toda a Europa estão empenhadas na transição para um modelo económico e social mais sustentável. Esta Organização Não Governamental ajuda pequenas localidades a tornarem-se mais resilientes à crise e mais resistentes, com base nos seus recursos e nas suas competências.

Em Portugal, a casa-mãe Transition Networks já apoia vários projectos, espalhados por várias zonas do País. E é precisamente uma dessas comunidades - a de Portalegre - que vai receber uma grande conferência internacional destinada a pensar um novo modelo de economia (re-economy), a partir de valores essenciais como a dádiva e a partilha, a AJUDADA - Todos temos um papel na economia da nossa comunidade dos dias 14 a 16 de Junho de 2013.

AJUDADA
Todos temos um papel na economia da nossa comunidade

No período que precede este evento, durante a sua preparação, deseja-se que o máximo de pessoas e organismos locais, provenientes de todas as áreas de actividade, se envolvam e contribuam com as suas visões, os seus sonhos e a sua energia na construção de alternativas sustentáveis para a região. Convidam-se as pessoas com vontade de integrar a equipa de organização para usar os contactos indicados no final deste artigo. Para o encontro em si, todos podem participar deixando-se levar pela inspiração e pelo entusiasmo da variedade de actividades que serão propostas ou propondo actividades integradas no espírito da Ajudada. A escolha das actividades a serem propostas é livre e apela-se à criatividade! O proponente só tem que encontrar o tema e a forma de expressão do seu papel na comunidade que lhe dê maior prazer e realização, sendo responsável pela actividade antes e durante o encontro. Para mais informações ou apoio, usar os contactos indicados.

AJUDADA
Todos temos um papel
na economia da nossa comunidade
Portalegre /14 e 16 de Junho de 2013

O DESAFIO:
Os participantes terão em mãos o desafio de pensar um novo modelo de economia, a partir dos valores essenciais da vida em comunidade como a dádiva e a partilha. A palavra economia é usada aqui para retomar o seu significado original de gerir a nossa casa comum.

O CONCEITO INOVADOR:
Ajudada, nome deste encontro, é alusão a uma prática ancestral comum em muitas zonas rurais, na qual os elementos de uma comunidade se juntavam para dar apoio nos trabalhos agrícolas de uma propriedade. Na Ajudada participavam homens, mulheres, crianças, anciãos, e a todos cabia uma tarefa em particular, num esforço de partilha e co-responsabilização que se deseja ver replicado em todas as acções previstas para este encontro.

Ajudada é inspirada no conceito da Economia da dádivaEconomia da dádiva deve ser entendida como o sistema de relações que resulta da partilha dos recursos e das competências que existem na comunidade; TODOS têm um papel activo e são valorizados. A Ajudada pretende promover a dádiva como acto criativo baseado na cooperação, na confiança no outro e na valorização do outro, sendo a sua expressão tão diversa quanto diversas são as pessoas numa comunidade. A dádiva e a partilha sempre fizeram parte das relações dentro das comunidades mas foram perdendo relevância aos olhos duma sociedade que se rege por uma economia de mercado.

A ORGANIZAÇÃO:
A organização da Ajudada obedecerá a regras distintas daquelas que pautam um evento clássico, fazendo apelo ao contributo de todos os envolvidos em consonância com o espírito da economia da dádiva. A Ajudada não é um acontecimento circunscrito no tempo - pretende-se desencadear um processo de mudança com efeitos concretos para a região que acolhe a iniciativa. A partir das experiências aportadas, tanto pelos convidados internacionais como pelos elementos da comunidade local, espera-se que possam emergir propostas que se distingam pela criatividade e resiliência com potencial de desenvolvimento futuro. Trata-se de uma forma inovadora de abordar as potencialidades e desafios sentidos por uma comunidade local, tornando possível um cruzamento de conhecimentos muito diversos que integre as dimensões local, nacional e internacional, e permitindo desenhar estratégias partilhadas por todos os que se desejem juntar às actividades planeadas.

O PROGRAMA:
O programa previsto desenrolar-se-á durante três dias, cada um dos quais pensados de forma a tocar perspectivas e realidades diferentes – de forma geral, no primeiro dia terão lugar conferências e mesas redondas, a que se seguem, no dia seguinte, oficinas, actividades de rua, com múltiplas intervenções no espaço público, mostra de projectos de âmbito local, e momentos de festa. O último destes três dias fará apelo à participação colectiva com vista à implementação concreta de projectos de maior envergadura planificados na fase preparatória e que reunirão a comunidade local e todos os participantes da Ajudada

PARTICIPAÇÃO:
Ajudada contará com a participação de personalidades de relevo internacional no tema da economia da dádiva, tais como Charles Einsenstein, autor de Economia Sagrada (Sacred Economics), e Mark Boyle, autor do livro O Homem Sem Dinheiro. São ainda esperados representantes de instituições ou projectos nacionais e internacionais que estão a promover a transformação das suas comunidades, como a Schumacher College ou a Transition Network, além de um leque variado de entidades locais e regionais, que se propõem trabalhar em conjunto com vista a transformar a iniciativa numa plataforma capaz de desencadear acções positivas para o futuro.

SITE: www.ajudada.org  
CONTACTOS TELEFÓNICOS: 
Nacionais:  (+ 351 93 477 04 92)
Internacionais: (+32 486 07 61 50)