terça-feira, 26 de março de 2013

Exit Talks - Prefiro mudar o País do que mudar de País!





















O que desejamos é mudar o País, não mudar de País!
EXIT TALKS. Portugal tem saída. Conversas sobre Exportação - 15 e 16 de Abril em Aveiro

Nos dias 15 e 16 de Abril  a Universidade de Aveiro, em parceria com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), promove um encontro de especialistas subordinado ao tema Exit Talks - Conversas sobre Exportação. Serão 2 dias de conversas, palestras e workshops sobre exportação que juntam estudantes, empresários com histórias de sucesso e parceiros sociais e económicos com um papel essencial na elaboração de um plano de internacionalização de negócios. Quer o contentor leve uma ideia, um produto ou um talento, o objetivo é que chegue a bom porto. O que se pretende é encontrar uma saída.

Exportar é crescer, alargar Portugal, ser maior e chegar mais longe. É tempo de sair de Portugal. Não de abandonar Portugal, mas sim de levar Portugal além-fronteiras. Não de deixar o país, emigrar, mas de abandonar a zona de conforto e de arriscar no mercado externo.

A participação neste encontro está limitada a 500 participantes (nas conferências) e a 100 (nos workshops). O preço dos bilhetes varia entre os 20 (sem almoços) e os 30 euros (inclui almoços).
Conheça o programa e inscreva-se já em www.exittalks.pt

Mensagem da Comissária do Congresso
Com um Produto Interno Bruto a decrescer há quatro anos consecutivos e uma trajectória de divergência consistente em relação aos indicadores Europeus, Portugal vê-se precipitado numa fortíssima dinâmica de ajustamento que seca o investimento público e a procura interna e estagna o investimento privado nacional e estrangeiro.

Os ganhos de competitividade num conjunto de sectores industriais tradicionais e a inovação e o conhecimento que, ao longo das últimas três décadas, foram sedimentando novos produtos, processos e mercados, permitiram um crescimento das nossas exportações, o vital e único motor da nossa actual sobrevivência económica.

Se atentarmos à realidade económica e financeira do nosso País até à adesão da então Comunidade Económica Europeia, em 1986, só poderemos concluir pelos notáveis progressos desde aí realizados e pela maturidade progressivamente consolidada dos nossos empresários e processos de internacionalização.

Só assim será possível compreender que em finais de 2011 (já em plena crise Europeia e internacional) Portugal tenha atingido um volume record de exportações – 61 687 milhões de Euros – o que corresponde a uma taxa de crescimento de 13,3% a que se junta uma trajectória de diversificação. Já em 2013 voltamos a registar dados animadores com uma subida expressiva das nossas exportações que marcaram pontos nos mercados extracomunitários e comunitários.

É pois, da maior importância, perceber em profundidade os principais parâmetros que enquadram esta dimensão das nossas empresas e da rede de conhecimento para, através de adequadas políticas públicas, qualificar a sua natureza e acelerar os seus efeitos. A Universidade de Aveiro vem trazer este tema ao debate nacional, num convite à troca de ideias consistente, objectiva e positiva.

Irá, assim, realizar nos próximos dias 15 e 16 de Abril na Universidade de Aveiro, o Congresso "Exit Talks - Crescer , Exportar e Desenvolver" cujo Programa encontrará detalhado neste site.

Convidamo-lo a participar nesta discussão produtiva sobre o que de melhor se faz em Portugal e ainda e tirar dúvidas e/ou conhecer todos os mecanismos de apoio à abertura da sua empresa aos mercados externos, com a ajuda do nosso parceiro AICEP.

Até lá!
Cristina de Azevedo, Comissária do Congresso
Oradores EXIT Talks
Estudantes e docentes, jovens e menos jovens, empresários com histórias de sucesso ou empreendedores dispostos a arriscar, e parceiros sociais e económicos. Todos podem, e devem, entrar na conversa. As Exit Talks apostam num painel diversificado, experiente e interessante para contextualizar Portugal no panorama da exportação, discutir ideias, criatividade e processos, ajudar a encontrar soluções práticas, a responder a desafios e a desbravar novos caminhos para a internacionalização dos negócios.


Gilles Lipovetsky Luís Portela
Rui Diniz Paulo Barradas Rebelo
António Lobo Xavier Benjamim Santos
António Viana Baptista Paulo Pinho
Henrique Cayatte José Fernando Pinto dos Santos
Paulo Varela Alexandre Soares dos Santos
Paula Roque Fernando Ulrich
António Barreto Manuel Assunção
Helena Nazaré Paulo Ferreira
Augusto Mateus Fernanda Freitas
José Ribau Esteves Jorge Coelho
Albano Homem de Mello Joana Carneiro

Exit Talks
Conversas sobre exportação

SITE: www.exittalks.pt
EMAIL: info@exittalks.pt
FACEBOOK: www.facebook.com/ExitTalks