quarta-feira, 20 de março de 2013

Cecília Ribeiro. Inovação Vanguardista em Joalharia Contemporânea, com a Utilização de Materiais como a Porcelana, a Madeira e a Inigualável Cortiça!



Cecília Ribeiro.
Inovação Vanguardista em Joalharia Contemporânea, com a Utilização de Materiais como a Porcelana, a Madeira a Inigualável Cortiça!

Cecília Ribeiro é uma marca portuguesa, centrada na criação e no desenvolvimento de Joalharia Contemporânea, utilizando materiais tão diversos como Porcelana, Madeira e a inigualável Cortiça. Formas orgânicas e materiais interligados banhados a Ouro extravasam a mais tradicional Joalharia, criando verdadeiras obras de arte e peças vanguardistas únicas...


A designer Cecília Ribeiro, é licenciada pela ESEC de Coimbra e foi desenvolvendo durante o seu percurso académico o gosto pela arte da criação de Joalharia Contemporânea. Através da sua criatividade nascem criações assentes na utilização de Botões e de matérias-primas como a Porcelana, a Madeira, e a Cortiça, no que tem vindo a ser apontado como vanguardista e que sugere uma outra utilização para uma matéria-prima tão portuguesa.

Inicia o seu percurso em 2009, com um projeto de joalharia utópica, uma mistura de arame com Botões, Missangas e Lantejoulas, diferente e arrojado para a altura, que foi desenvolvendo e aperfeiçoando até um equilíbrio harmonioso de de materiais interligados por fio de Prata, como Botões, Pérolas, Pedras de diferentes origens e tonalidades, Vidros e Cristais.


Ao longo deste percurso, foi notória a evolução quer a nível material e de formas, mais orgânicas e naturais. Em 2012, acrescenta a Porcelana às suas matérias-primas, em parceria com a Felixdesigns, onde o jogo das formas e as tonalidades se fundem com a elegância das Pérolas num divertido emaranhado colorido com diferentes formatos.


Na constante procura de novos materiais e inovação, surge a Madeira, em listas finíssimas de plátano com liga banhada a Ouro, que constituem num primeiro olhar uma combinação dos diferentes estilos e resultados experimentados até então. Novas interpretações deste emaranhado de materiais, em que a textura natural da madeira, proporciona peças de extrema elegância com utilização e aplicação dinâmicas, a que junta a mistura de Rubis, Plátano, Pérolas e Quartzos.


Mais recentemente, e na linha mais vanguardista de Cecília Ribeiro, a Colecção Alma Lusa, resulta de uma mistura equilibrada entre a irregularidade e a transformação da Cortiça. Através da sua delicada leveza, e da combinação de formas orgânicas comandadas pelas diferentes vontades da natureza do material, enriquecidas com liga a Ouro que fortaleçam a sua resistência e durabilidade, surgem peças de fino retoque e beleza. A exploração da Cortiça permite a fruição de uma estética natural com origem Portuguesa, que reanima a tradição de aproveitamento e aplicação deste material tão rico e cheio de qualidades.



Estes são Inspirados Olhares sobre o Design
e a Arte, recuperando matérias-primas e saberes tradicionais, que dão origem a peças divertidas, cheias de personalidade e elegância!

Cecília Ribeiro
Jewelry and Contemporary Design