quarta-feira, 13 de março de 2013

Pet2Mate. Aplicação pioneira para a primeira Comunidade Mundial de Animais de Estimação, de Portugal para o mundo via Apple!



Pet2Mate.
Aplicação pioneira para a primeira Comunidade Mundial de Animais de Estimação, de Portugal para o mundo via Apple!


É portuguesa e já está disponível para download  na loja da Apple, a aplicação Pet2mate - Social Pet Network, a primeira comunidade mundial que interliga animais de estimação, donos, veterinários, lojas, e fundamentalmente, amantes de animais.

Foi desenvolvida pelo designer e programador português Afonso Barbosa, e passou pelos critérios apertados e exigentes da Apple, estando agora disponível gratuitamente para dispositivos Iphone, Ipad e Ipod touch

O conceito é simples: It´s all about your pet!, e evidencia-se por ser a primeira comunidade mundial para animais de estimação, permitindo o registo de dois animais, de forma gratuita.






O objetivo da Pet2mate é estar para a vida dos animais tal como o facebook está para a vidas das pessoas. Através da aplicação, o proprietário pode gerir os dados de identificação do animal de estimação, idade, raça, características, preferências de acasalamento, historial clínico, contactos do veterinário…,  e ter timeline de fotografias, pesquisa avançada, diário e alertas. Como interacção social, permite chat, partilha de fotos e integração com a aplicação no facebook, para os amigos que não possuem a aplicação possam visualizar fotos e detalhes do seu animal. Tem também pesquisa de animais para adopção, de forma a terem um lar em qualquer parte do mundo.







Um dos seus aspectos diferenciadores é a transferência de propriedade entre os vários utilizadores (veterinário,  proprietário e lojas) que permite transferir o histórico de vida do animal (detalhes, fotos e diário) de uma forma simples, rápida e segura.  Consegue congregar e gerir na cloud toda a informação relativa à vida do animal: informação biométrica e física, diário social e um glossário associado à vida e do quotidiano dos animais e respectivas raças. Wikipets!



A aplicação está disponível, nesta fase de arranque, em três línguas, inglês, espanhol e português, estando em preparação as versões em russo, chinês, japonês, francês e alemão. No período inicial, a Pet2mate está disponível gratuitamente, dando direito ao registo de dois animais. Quem quiser registar animais adicionais, pode optar por packs de 1, 5 e 10 animais, e no futuro custará 0.99 dólares. Um projecto ambicioso que, a curto prazo irá evoluir para dispositivos Android, Windows Phone e, para os que não possuem equipamentos móveis em versão Web.

Génese do Projecto O acasalamento foi o mote deste projecto que surgiu da identificação de um problema comum a todos os proprietários de animais de estimação: encontrar parceiro compatível. O promotor do Pet2mate, dono de uma gata Persa Tartaruga, deparou-se com a necessidade de encontrar um gato para acasalar com a sua gata, mantendo a linhagem da raça. Foi aí que entraram em acção as redes sociais, com múltiplos comentários de pessoas com o mesmo problema, o que acabou por ser o motor de toda a ideia.



Designer Inquieto

Na base do projecto está Afonso Barbosa, cuja actividade académica está ligada à Universidade do Minho, onde estudou Matemática e Ciências da Computação. Foi aí que surge o embrião do que viria a ser a Edigma, uma das mais inovadoras empresas portuguesas em novas tecnologias. Após a consolidação deste projecto, Afonso lançou-se em vários projectos individuais, alguns deles em Silicon Valley, Califórnia, ligados à inovação e às novas tecnologias.



Se há quem faça perfis no Facebook para os seus animais de estimação, ter uma aplicação dedicada é um passo á frente. Apesar de há anos existirem redes sociais na internet para os animais, a Pet2mate é outra coisa, é uma aplicação que interliga toda a comunidade ligada aos animais de estimação e os ajuda também a encontrar par. O potencial desta rede justifica, em breve, o alargamento a outras comunidades animais, como coelhos, hamsters, répteis, aranhas, e funcionalidades relacionadas com a venda de produtos e animais e prestação de serviços.

De Portugal para o Mundo, a área Novas Tecnologias tem
destaque Mundial pelo talento revelado na criação de aplicações para Smartphones, que na sua maioria são desenvolvidas por jovens inspirados empreendedores portugueses!

Pet2mate - All about your Pet