sábado, 2 de março de 2013

The Portuguese Conspiracy. Um Sucesso, a primeira Co(i)nspiração Londrina de Vinhos e Sabores bem Portugueses!






The Portuguese Conspiracy.
Um Sucesso, a primeira Co(i)nspiração Londrina de Vinhos e Sabores bem Portugueses!






Foi um sucesso, a #Session 1 - The Portuguese Conspiracy Supper Club, realizada ontem no  L' Atelier Dalston, em Londres. Um "grande" evento organizado por um dinâmico grupo de portugueses, que incentivado pelos elogios dos amigos ingleses ao bacalhau com natas, decidiu lançar um clube gastronómico na capital inglesa para promover a comida e vinhos nacionais.

A paixão por boa comida e bons vinhos juntou este grupo com um claro objectivo: Conspirar activamente no sentido de contaminar Londres com a riqueza e a diversidade da cultura portuguesa contemporânea. Vinho, gastronomia, arquitectura, artes plásticas, música, design, e cinema são, entre outras manifestações da nossa identidade colectiva, territórios que permanecem por explorar em Londres, e que urge dar a conhecer.



Um grupo de pessoas à volta de uma mesa. Boa comida, bom vinho e boa música: Uma  fórmula para a construção de uma imagem mais completa e representativa das coisas boas que se fazem em Portugal. Tudo isto, bem no espírito dos “supper clubs” londrinos, jantares realizados em locais inesperados, com ementas definidas, onde os participantes convivem e se conhecem. O evento decorreu no café L'Atelier, habitualmente fechado à noite, na zona de Dalston, uma área a leste do centro da cidade com uma grande diversidade étnica, e que nos últimos tempos tem sido dinamizada por residentes jovens e  por profissionais liberais através da abertura de novos bares, restaurantes, lojas e salas de espectáculos.

Os Conspiradores Londrinos
Estes inspirados conspiradores são: Rita Maia, organizadora de eventos, a conspiradora mor e especialista no nosso tão afamado Bacalhau com NatasJosé Cardoso ou Hose, que trabalha numa startup tecnológica foi o Master de Cerimónias e responsável pela música; Mariana Saturnino, a relações públicas, trouxe a sua experiência de Barcelona para abrilhantar a sessão e trabalhar a parte de divulgação, e Roman Gonitel, um especialista em vinhos portugueses cuja paixão por portugal o faz escrever a sua  Portuguese Story.

Destinada a 30 pessoas, e esgotada desde logo que começou a sua promoção, a refeição foi composta por uma entrada, dois pratos principais e duas sobremesas, sendo acompanhada por vinhos escolhidos especialmente para o efeito e por música jazz assegurada por um português.


Da ementa fizeram ainda parte o Queijo da Serra, a Alheira, o Pão-de-ló de Alfeizeirão, o Requeijão e o Doce de Abóbora, ingredientes comprados e transportados por amigos. Houve ainda a preocupação por adaptar os pratos tradicionais da cozinha portuguesa ao que será mais adequado aos gostos ingleses, e a escolha do bacalhau com natas, por exemplo, teve em consideração o facto de não ter espinhas, já que costuma ser bastante apreciado pelos amigos estrangeiros.

Ao criar este clube gastronómico, os The Portuguese Conspiracy procuram contribuir para uma imagem de um Portugal contemporâneo, constatando que grande parte dos britânicos só conhece o país por causa das férias no Algarve ou através da comunidade portuguesa emigrada há mais tempo no Reino Unido. O que queremos dizer é que existem outras realidades e que vale a pena conhecer, ouvir, provar, ver e falar com os portugueses que cá vivem e ter uma outra narrativa do que vem de Portugal. 


Consideram ainda, que a nova vaga de portugueses qualificados que se instalou em Londres nos últimos anos pode contribuir para esta mudança. Podemos construir uma imagem diferente, com as pessoas com quem nós trabalhamos, do que é Portugal, do que fazemos, do que somos capazes de fazer e da nossa forma de estar.

The Portuguese Conspiracy : Queijo da Serra

Local: L'Atelier Dalston


Yes, grande Co(I)nspiração Tuga no Reino de Sua Majestade, uma grande ajuda na mudança da forma de como o resto do Mundo nos Olha. Nada melhor do que começar pela tradicional Hospitalidade e Simpatia Portuguesa,  sem poder faltar a boa Bebida e Comida. Yes, Yes, Yes Sir!

The Portuguese Conspiracy SupperClub&WineTasting